Envie messagem WhatsApp
Clique a agende sua avaliação gratuita!

Perguntas frequentes

Dúvidas frequentes sobre os tratamentos realizados no Instituto

Perguntas sobre Hipnose Clínica

O que é hipnose?

“Hipnose é um estado ampliado de consciência, onde a pessoa permanece acordada o tempo todo, experimentando sensações, sentimentos, talvez tendo imagens, regressões, anestesia, analgesias e outros fenômenos hipnóticos enquanto estiver nesse estado. Você fica mais internalizado, mais focado, mais concentrado. Durante a hipnose você vai se desligando das percepções externas e tem uma grande atividade interna, sem perder o estado de alerta.”

Em outras palavras, consiste na condução de uma atenção focada pela voz do terapeuta ou por movimento, resultando num cansaço mental que propicia o acesso ao subconsciente.

Foi um método sistematizado desde 1842 pelo médico-cirurgião escocês, James Braid que é até hoje conhecido como o pai da hipnose.

A hipnose é uma ferramenta usada no tratamento de diversos desequilíbrios emocionais pois acessa a mente inconsciente, sendo possível a ressignificação de traumas e sentimentos disfuncionais, proporcionando auto regulação e bem estar.

A hipnose é a mesma coisa que o sono?

Não. Os estados de hipnose e sono são muito diferentes. Muitos se confundem, pois durante a técnica os olhos precisam estar fechados para se obter mais concentração. Durante o sono não temos controle sobre nossos pensamentos. Na hipnose você pode participar ativamente e de forma consciente.

O hipnotizado confessa segredos sem querer?

Não. Mesmo no estado de transe hipnótico a mente está consciente e vigilante, sendo que a pessoa somente conta o que desejar.

O hipnoterapeuta domina o indivíduo hipnotizado?

Não. O estado de hipnose na verdade é uma auto hipnose. O hipnoterapeuta é um facilitador do estado de transe, onde o indivíduo permanece totalmente consciente. Além disso, nossa mente possui mecanismos de defesa que não permitem tal tipo de intrusão, portanto, uma pessoa não pode ser controlada pela hipnose.

A hipnose é uma técnica esotérica?

Não. São muitos anos de pesquisas e milhares de estudos, exames e experimentos que comprovam a eficácia da hipnoterapia pois trata-se do uso de mecanismos neurofisiológicos (naturais do próprio cérebro) que podem ser acompanhados através de encefalogramas. Não há nada de místico na hipnose.

Posso não voltar mais do transe?

O transe é um fenômeno natural que muitas vezes acontece no dia-a-dia sem que percebamos, como por exemplo quando estamos muitos concentrados em um filme ou estudando. Algumas pessoas podem pensar que ser suscetível à hipnose significa ter uma mente fraca ou facilmente sugestionável, o que é mito. Esse é um estado comum e conhecido de nossa mente.

Qual a diferença da hipnose clínica e a hipnose em espetáculos?

Você já deve ter visto em filmes ou presenciado espetáculos onde pessoas ficam “desacordadas” pela hipnose como uma forma de entretenimento. Contudo, hipnose clínica não é a mesma coisa. A hipnose clínica consiste em usar o mecanismo natural do transe para eliminação de traumas, fobias, ou estados emocionais e comportamentais que estejam prejudicando a qualidade de vida do cliente.

A hipnose é reconhecida pela ciência?

A hipnose é considerada como ciência humana da área da saúde psíquico-emocional. Tem se integrado primeiramente ao estudo da mente humana inconsciente e suas características. É uma técnica que possui métodos específicos, testados em várias partes do mundo e com milhares de estudos, tendo sua eficácia comprovada na prática.



Perguntas sobre Regressão

O que é regressão?

Regressão pode ser explicada de forma bem simples como uma técnica de resgate de memórias do nosso subconsciente/inconsciente através da hipnoterapia.

Como funciona a sessão de regressão de memória?

O procedimento do consultório é o agendamento de uma consulta de avaliação gratuita e sem compromisso onde o terapeuta conversa sobre os objetivos do cliente e explica o tratamento como um todo. Nesta consulta são definidos os protocolos a serem utilizados, valores e número de sessões. A avaliação tem duração de aproximadamente 30 minutos.

Na primeira sessão de tratamento o cliente já pode experimentar a técnica de regressão, estando deitado numa poltrona e sendo guiado pela voz do hipnoterapeuta. Ao final da sessão, que dura em média 1 hora, o cliente sai do estado de relaxamento naturalmente e pode conversar com o terapeuta sobre a experiência.

Recomenda-se mais sessões para um resultado amplo e duradouro, porém em poucas consultas muitos clientes relatam grande melhora em relação ao problema enfrentado.

Com a regressão eu vou ver “minha vida passada” ou voltar ao “período no ventre materno”?

A temática de vidas passadas é uma crença de muitas pessoas e por isso algumas buscam a regressão por curiosidade. Contudo, a hipnoterapia tem foco no reequilíbrio das emoções e a maioria dos nossos problemas emocionais são reflexos de traumas ocorridos na infância e adolescência. Para passar pelo processo de regressão não é necessário acreditar em vidas passadas, que é uma outra abordagem terapêutica, também descrita neste site. Ver (TIP).

A hipnose é uma técnica esotérica?

Não. São muitos anos de pesquisas e milhares de estudos, exames e experimentos que comprovam a eficácia da hipnoterapia pois trata-se do uso de mecanismos neurofisiológicos (naturais do próprio cérebro) que podem ser acompanhados através de encefalogramas. Não há nada de místico na hipnose.



Perguntas sobre Apometria Quântica

O que significa apometria?

A origem é grega (Apó = além de, metron = medida).

A apometria quântica tem algum vínculo religioso?

Não possui vínculo nenhum com qualquer religião ou dogma. Seus conceitos e princípios são universais e quânticos.

Apometria quântica pode ser feita a distância?

É um tratamento que também pode ser realizado a distância. Os procedimentos são os mesmos que efetuados presencialmente.



Perguntas sobre Terapia Floral

O que é uma essência floral?

A Terapia Floral é uma metodologia natural complementar baseada no uso das propriedades das flores que busca aliviar e atuar sobre o estado emocional das pessoas (não trata a doença física).

Qual a diferença entre essências florais e óleos essenciais?

Muitas culturas usam as essências florais desde os tempos antigos, porém tornaram-se conhecidas há cerca de 50 anos. Entretanto, essências florais não são a mesma coisa que óleos essenciais. Óleos essenciais são extratos concentrados de plantas em grande quantidade e usados geralmente em Aromaterapia. As essências florais não apresentam aroma, perfume ou componentes químicos da planta. É uma impressão da força vital da planta cujas vibrações sutis não são percebidas pelos cinco sentidos.

Durante quanto tempo devo utilizar uma essência?

O terapeuta floral irá recomendar o ciclo mais adequado para a utilização dos florais. Contudo, em média, pode durar de 20 a 90 dias.

Posso utilizar as essências florais com outros tipos de tratamento?

Sim. Muitos terapeutas como médicos naturopatas, massoterapeutas, psicólogos, médicos, veterinários e outros profissionais da saúde optam por usar os florais de forma complementar a outros tratamentos.



Perguntas sobre Terapia de Integração Espiritual

Tem diferença entre regressão e terapia de regressão?

É importante ressaltar a diferença entre regressão e terapia de regressão.

Regredir é relembrar o passado, seja desta ou de outra existência. Regredir, apenas, não produz necessariamente efeitos terapêuticos.

A TIP utiliza técnicas específicas objetivando tirar proveito terapêutico das experiências relembradas. A abordagem terapêutica irá trazer para a consciência os motivos do comportamento ou das dificuldades atuais.

Neste processo estão incluídas as catarses, ou seja, a liberação de emoções e cargas bloqueadas no campo energético, dos chakras e no corpo físico, o discernimento e a elaboração do evento passado, de modo que tudo o que for relembrado seja completamente digerido e assimilado.

Regressão ao útero materno é possível?

A TIP tem por objetivo a regressão de memória para vivenciar conteúdos inconscientes de experiência que ficaram mal resolvidas, estejam eles na infância, no nascimento ou até mesmo na vida intrauterina.

A pessoa pode se assustar ou parar o experimento no momento que quiser?

Durante as visualizações nossos mecanismos psicológicos nos protegem de imagens fortes. Nenhuma imagem será projetada como em um cinema apresentando cenas que você não quer ver. Ao longo das visualizações, emoções podem fluir e mostrar as causas do problema que está sendo tratado.



Perguntas sobre Ansiedade

Como me diagnosticar com ansiedade?

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, por exemplo e, geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo.

Estes sintomas podem surgir tanto em adultos como em crianças, mas a criança pode ter mais dificuldade para explicar o que está sentindo.



Perguntas sobre Depressão

Estar triste é diferente de estar com depressão, já que a tristeza é um sentimento normal de qualquer pessoa, sendo um estado desconfortável gerado por situações como um desapontamento, lembranças desagradáveis ou o término de um relacionamento, por exemplo, que é passageiro e não precisa de tratamento.

Já a depressão é uma doença que afeta o humor, gerando tristeza profunda, persistente e desproporcional, que ultrapassa 2 semanas, e que não tem um motivo justificável para acontecer. Além disso, a depressão pode vir acompanhada de sintomas físicos adicionais, como diminuição da atenção, perda de peso e dificuldade em dormir, por exemplo.

Estas diferenças podem ser sutis e até difíceis de perceber, portanto caso a tristeza persista por mais de 14 dias, é importante passar por uma avaliação médica, que poderá definir se há depressão e orientar um tratamento, que inclui o uso de antidepressivos e a realização de sessões de hipnoterapia.



Preciso de acompanhamento de um psiquiatra?

Caso você tenha um diagnóstico médico referente a algum transtorno psiquiátrico, sim.



Vou parar de tomar meus remédios?

Somente seu médico pode recomendar a troca ou parada dos medicamentos.



Perguntas sobre Obesidade e Balão Hipnótico

Precisa de acompanhamento médico para fazer a hipnoterapia do balão?

Por ser um método totalmente natural e não invasivo não há necessidade de acompanhamento médico.

Crianças obesas podem fazer terapia?

O Instituto atende apenas adultos.

Vou precisar de cuidados após o tratamento?

Você receberá orientações para manutenção do procedimento e aúdios gravados de suas sessões.

Somente casos de obesidade podem ser tratados com o balão hipnótico?

Pode ser muito útil nos casos de compulsões alimentares.



Perguntas sobre Fobia

Quantas sessões são necessárias para perder meus medos completamente?

Em média, mais de 90% dos clientes atingem seus objetivos entre 6 e 10 sessões.



Perguntas sobre Baixa Autoestima

Quantas sessões são necessárias para melhorar minha autoestima?

Depende do objetivo. Em média, mais de 90% dos clientes atingem seus objetivos entre 6 e 10 sessões.



Perguntas sobre Melhoria de concentração

A hipnose vai me deixar mais inteligente?

Não, a função da hipnoterapia é aumentar sua disposição e nível de concentração nos estudos.



Perguntas sobre Melhoria de Performance Esportiva

A hipnose pode influenciar no meu corpo físico, como por exemplo ganho de massa?

Não diretamente, mas pode ajudar na manutenção de uma dieta de ganho de massa muscular.



Perguntas sobre Tabagismo

Preciso de acompanhamento médico psiquiátrico?

Na grande maioria dos casos não há necessidade.



Perguntas sobre Transtornos do Sono

Preciso ser diagnosticado com insônia por um médico?

Não é necessário um diagnóstico médico para você tratar uma dificuldade de dormir com a hipnose clínica. Entretanto, caso tenha sido diagnosticado, a hipnoterapia pode ser uma ótima aliada no processo.



Perguntas sobre Luto

Posso contactar o ente querido através da hipnose para tratar o luto?

Não é esse o objetivo da hipnoterapia.

Marque sua consulta agora!

Agende sua consulta de avaliação com o hipnoterapeuta Luiz Xavier e liberte-se das amarras emocionais e mentais que limitam a sua vida!

Envie um WhatsApp

Receba mais sobre hipnose em seu email

O Instituto Luiz Xavier de Hipnose Avançada há mais de 12 anos promove a hipnose com responsabilidade, ética e respeito aos limites do cliente.


Agendamento
  • Atendimento(41) 99911-4539
  • Endereço
    Instituto Luiz Xavier de Hipnose Avançada
    Av. 7 de Setembro, 6653 - Seminário - Curitiba PR - CEP: 80240-001

Horário
  • Segunda-feira: 09:00 - 12:00 - 14:00 - 19:00
  • Terça-feira: 09:00 - 12:00 - 14:00 - 19:00
  • Quarta-feira: 09:00 - 12:00 - 14:00 - 19:00
  • Quinta-feira: 09:00 - 12:00 - 14:00 - 19:00
  • Sexta-feira: 09:00 - 12:00 - 14:00 - 19:00
  • Sábado e Domingo: FECHADO
Redes sociais


Instituto Luiz Xavier de Hipnose Avançada. Copyrights © 2021 Todos os direitos reservados.

Agências Digital